Seu filho assiste desenho? E você se preocupa com o conteúdo dele?

Por: Alberto Oliveira

 

Olá Pessoal,

Não é novidade para ninguém que nossos pequenos são fascinados pelos desenhos animados. E , vamos ser sinceros: As vezes nos ajuda à ficarmos um pouco mais sossegados por um momento, dada a quantidade de energia que a maioria das crianças tem. Davi não é diferente. Tem MUITA, mas MUITA energia mesmo. E, muitas vezes, o desenho é uma maneira de ele se divertir um pouco, aproveitando para descansar e também dar um descanso pro papai.

Mas, vocês tem o costume de se preocupar com o “conteúdo” do desenho? Explico.

Nossos pequenos tendem, muitas vezes, a copiar aquilo que eles vêem. Isso inclui o que eles assistem de bom e, claro, de ruim também. Por diversas vezes pude observar alguns comportamentos em Davi que eram, possivelmente, potencializados por esse tipo de estímulo. Diante disso, sempre procurei filtrar melhor aquilo que ele assiste, justamente para que o tempo que ele gasta com esse tipo de diversão possa ser melhor aproveitado, tanto no aprendizado que, muitas vezes, o desenho trás, quanto nos resultados comportamentais que eles ajudam a potencializar (ou não).

Não é receita de bolo. Cada criança age e reage de um jeito e é importante que estejamos, sempre, de olho neles. Precisamos acompanhar, observar, conversar e ponderar sobre aquilo que eles consomem, em todos os sentidos.

Diante disso, resolve deixar algumas dicas de desenhos com cunho educativo e que podem ser bastante divertidos para os pequenos.

  • Dora Aventureira: Uma menina, com o seu melhor amigo , o macaco botas, que sai em várias aventuras. São abordadas questões relacionadas a sentimentos, amizade, certo e errado e comportamento;
  • Go Diego Go: Primo da Dora, resgata animais na floresta tropical das mais diversas situações . Muitos ensinamentos sobre os animais selvagens, tipos de animais, vegetação e outras coisas.
  • Blaze and the monster machines: Desenho composto por monster trucks (caminhões monstro), com muitos conceitos de matemática e física;
  • Equipe Umi Zumi: 3 mini heróis que salvam a cidade dos mais diversos perigos, utilizando formas, figuras e matemática;
  • A casa do Mickey: O rato mais famoso do mundo,repaginado, com seus melhores amigos, sempre com aventuras que nos remetem a questões de comportamento, amizade e compreensão;
  • Jake e os piratas da terra do nunca: Jake e seus amigos piratas (bonzinhos) convivem com as peripércias e trapaças do capitão gancho, sempre ensinando a diferença entre certo e errado, em grandes aventuras pelos 7 mares.

Esses são alguns. Existem muitos outros. Faça um exercício : Experimente assistir alguns desses desenhos com seu pequeno. Além dele adorar a presença do papai ou da mamãe interagindo com ele e vivenciando esse momento, você terá a oportunidade de conhecer melhores os programas e assim poder decidir o que melhor se encaixa naquilo que você deseja que seu filho aprenda.

Nenhum desenho substitui uma boa brincadeira, claro. Mas eles podem ser, também, grandes aliados no processo de aprendizagem das nossas crianças.

 

Boa farra!!

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *